-
Especismo vegano: algo deu muito errado no movimento vegano
Luciano Carlos Cunha[1] Não é incomum a afirmação de que deve haver algo de errado com o princípio da igual consideração porque ele implica que, por exemplo, invertebrados como crustáceos e insetos devem receber o mesmo grau de consideração do que vertebrados, como mamíferos e aves. Curiosamente, essa afirmação frequentemente surge de pessoas que se…
-
Texto do dia: o que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
O artigo a seguir, escrito por Arthur Ghiraldini Genovez, investiga se as objeções ambientalistas à proposta de ajudar os animais selvagens ocorrem mais devido a tal proposta envolver o uso de tecnologia ou mais devido a nesse caso o uso da tecnologia ter como meta o bem dos próprios animais (e não, metas conservacionistas). O…
-
Texto do dia – Experimentação animal: problemas metodológicos, questões éticas e novas abordagens
Estima-se que são utilizados cerca de 192 milhões de animais não humanos por ano em atividades de pesquisa. Nas últimas décadas, pesquisadores vêm apontando diversos problemas metodológicos decorrentes do uso de animais não humanos em experimentos científicos. Entretanto, mesmo que esses problemas metodológicos não existissem, há questões éticas importantes relacionadas à experimentação animal, pois os…
-
Texto do dia: Ética, biologia do bem-estar e as razões para se prevenir o sofrimento dos animais selvagens
A esmagadora maioria dos animais selvagens têm uma vida onde predomina largamente o sofrimento intenso e morrem de forma bastante prematura. Isso ocorre principalmente porque a maioria das espécies de animais tendem a maximizar o número de descendentes e o número sobreviventes nessas espécies é muito baixo. A monografia a seguir, escrita por Arthur Ghiraldini…
-
Texto do dia: novas questões para a ética e o que elas têm a ver com a senciência
Tanto no ativismo de defesa animal quanto na área de ética animal as questões normalmente discutidas tem a ver com a exploração animal. É importante continuar a discutir essas questões, pois elas são ainda amplamente negligenciadas pelo público em geral. Entretanto, haveria outras questões, ainda menos discutidas, que afetam (ou podem vir a afetar) uma…
-
Texto do dia: Por que rejeitar o especismo e o que isso implica na prática
O que há de errado com o especismo? O texto a seguir defende que é o fato de ser arbitrário, isto é, tendencioso. Mas, como saber quando uma atitude é tendenciosa? O texto apresenta dois métodos que podemos utilizar para responder a essa questão e, portanto, para saber quando uma atitude é ou não especista.…
-
Texto do dia: o sofrimento dos animais selvagens e suas implicações éticas
De que consiste a questão do sofrimento dos animais selvagens? Como não entendê-la? Como os animais na natureza são tipicamente afetados por processos naturais? Quais as principais razões para ajudá-los? Quais as principais objeções a essa proposta? Como essas objeções têm sido respondidas? Qual o papel da ética e o papel da ciência nessa questão?…
-
Texto do dia: nas teorias consequencialistas, há um conflito entre o princípio da igualdade e a meta de atingir as melhores consequências?.
A meta de buscar as melhores consequências poderia requerer dar peso desigual a interesses similares e, portanto, poderia tolerar o especismo? O artigo a seguir explica por que a busca por melhores consequências é incompatível com o especismo. Nas teorias consequencialistas, há um conflito entre o princípio da igualdade e a meta de atingir as…
-
O debate sobre a desextinção
Luciano Carlos Cunha[1] 1. O que é desextinção O termo desextinção refere-se à prática de fazer nascer membros de espécies que já estavam extintas. Em 2025 a empresa Colossal Biosciences anunciou que desextinguiu o lobo terrível (Aenocyon dirus), extinto há cerca de 10.000 anos atrás. A desextinção foi feita com a utilização de edição de…
-
Texto do dia: O conflito entre defesa dos animais e ambientalismo no que diz respeito a intervenções que afetam os animais selvagens
Não é incomum a crença de que o ambientalismo e a consideração pelos animais possuem a mesma meta (o bem dos animais) mas discordam dos meios para alcança-la. O artigo a seguir explica por que essa crença é equivocada, explicando quais coisas são valorizadas em si e quais são valorizadas apenas enquanto meio em cada…